Regime de metas de inflação: uma verificação empírica de sua eficiência
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v16i30.13157
Agências de fomento
Palavras-chave:
Metas de Inflação, Política Monetária, Produto, Emprego.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal verificar a eficiência do regime de Metas de Inflação proposto pela abordagem teórica dominante do mainstream. Para tanto, percorreremos o caminho desenvolvido historicamente pela estrutura teórica de onde emergiu esse regime a fim de evidenciar a fonte de seus pilares. Em seguida, verificamos o comportamento de sua execução para uma dada quantidade de países que adotam e não adotam o regime a fim de observar o diferencial conquistado em algumas de suas variáveis como taxas de inflação, crescimento do produto e desemprego. Por fim, apresentamos as conclusões alcançadas a fim de evidenciar se há vantagens no uso de uma política monetária como o regime de Metas de Inflação, que priorize a manipulação de uma variável, ou se políticas monetárias mais ativas, que levem em conta a instrumentalização de outras variáveis, poderão alcançar resultados mais satisfatórios para a política econômica como um todo. O principal resultado obtido é que, ao mesmo tempo em que não podemos afirmar que o regime de Metas de Inflação é o modo mais eficiente para controlar a elevação do nível de preços, ele parece penalizar o desempenho de outras variáveis macroeconômicas, tais como crescimento do produto e nível de emprego, sobretudo para o caso dos países em desenvolvimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
29-04-2021
Como Citar
PAGANOTO MOURA, P.; FRANKLIN, R. S. P. Regime de metas de inflação: uma verificação empírica de sua eficiência. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 103–120, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v16i30.13157. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/6. Acesso em: 6 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.