A ESTRUTURA, CONDUTA E DESEMPENHO DA INDÚSTRIA DE TIJOLOS DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ.
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v10i19.6355Palavras-chave:
Estrutura-Conduta-Desempenho, Tijolos, Região Oeste do Paraná.Resumo
O trabalho teve como objetivo analisar a Estrutura a Conduta e o Desempenho da indústria de Tijolos da região Oeste do Paraná, tratando especificamente de um grupo de 15 olarias da região, no período de 2000 a 2010. O estudo teve sua base fundamentada na teoria da Organização Industrial, sendo que o modelo de Estrutura, Conduta e Desempenho permeou a análise. O enfoque principal de trabalho consistiu-se na análise das principais mudanças ocorridas na estrutura destas olarias frente às novas tendências e exigências do mercado, sendo que para melhor compreensão da evolução desta estrutura utilizou-se do cálculo do índice de razão de concentração (CR) nos últimos 10 anos, para a amostra pesquisada. Pesquisa básica foi realizada, através da aplicação de um questionário composto de questões abertas e fechadas, que teve como objetivo a obtenção de informações que pudessem caracterizar a Conduta e o Desempenho dessas empresas no mercado. Concluiu-se que a busca pela redução dos desperdícios, a preocupação com as questões ambientais atreladas ao processo de produção e aquisição da matéria prima, são questões fundamentais para formulação de estratégias competitivas das empresas do setor.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.