Análise da Evolução do Plano de Desenvolvimento Institucional na UFSM
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i21.7018Palavras-chave:
Plano de Desenvolvimento Institucional, planejamento estratégico e sistema de gerenciamento de planos de açãoResumo
Este artigo destaca a importância do planejamento estratégico no contexto da gestão das Instituições Federais de Ensino Superior como uma ferramenta gerencial para a tomada de decisão. Inserido nesse contexto, o estudo tem como objetivo descrever a evolução, a metodologia de elaboração e o conteúdo do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI na UFSM. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso exploratório (YIN, 2005), com abordagem de análise qualitativa (DENZIN e LINCOLN, 2006). O PDI da UFSM representa um documento para a gestão buscar a evolução dos processos pedagógicos e gerenciais de maneira qualificada. Dentre os principais resultados destaca-se a consolidação de um marco referencial que perpassa três edições do PDI, proporcionando condições para a inserção de novos elementos e a adaptação do modelo teórico às necessidades da Instituição. Além disso, o processo parece avançar em caráter mais definitivo para um modelo de participação e envolvimento cada vez maior da comunidade universitária.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.