BENEFÍCIOS NA ATUAÇÃO EM REDES DE EMPRESAS NO TRANSPORTE PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v13i25.8439
Agências de fomento
CNPq/Fapergs/UFSM
Palavras-chave:
Redes Interoganizacionais, Redes de Cooperação. Fatores Competitivos.Resumo
O presente artigo teve como objetivo identificar, em três redes entre empresas de transporte público do Rio Grande do Sul os benefícios pela atuação em rede a partir da ocorrência dos cinco fatores competitivos observados por Verschoore e Balestrin (2006): 1) ganhos de escala e de poder de mercado; 2) provisão de soluções; 3) aprendizagem e inovação; 4) redução de custos e riscos; e 5) relações sociais. Os resultados, a partir de análise de conteúdo permitiram inferir que o principal ganho com a associação nestas redes interorganizacionais foi a implementação do sistema de bilhetagem eletrônica, que tornou-se vital para este setor que vinha acumulando perdas de passageiros e, por consequência, perdas de receitas e lucratividade. Outrossim, a atuação em rede permitiu, com as novas tecnologias de bilhetagem eletrônica ganhos de eficiência operacional com a implantação dessas ferramentas tecnológicas, as quais têm revolucionado as operações de transporte público em diversas localidades tanto no Brasil quanto no exterior.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
05-12-2014
Como Citar
LÜBECK, R. M.; WITTMANN, M. L. BENEFÍCIOS NA ATUAÇÃO EM REDES DE EMPRESAS NO TRANSPORTE PÚBLICO. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 13, n. 25, 2014. DOI: 10.48075/revistacsp.v13i25.8439. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/8439. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.