LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i26.9658Resumo
A lei de acesso a informação estabelece procedimentos e prazos para que a Administração Pública responda a pedidos de informação apresentados por qualquer pessoa, física ou jurídica, prevendo obrigações de transparência e determina, entre outras providências, que seja instituído um Serviço de Informações ao Cidadão. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar a situação dos pedidos de informações realizados com base na lei de acesso a informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foram utilizadas as pesquisas descritiva, bibliográfica, documental e qualitativa. Os resultados revelaram que 75 solicitações de informações foram registradas no sistema no período analisado, sendo o mês de junho aquele com maior número de solicitações, dos 75 pedidos foram respondidos apenas 42. Desses, 33% obtiveram respostas entre 0 e 20 dias. O e-mail foi a forma de recebimentos de informações mais utilizado na autarquia pesquisada e os pedidos enviados ao setor de acesso a informação da UFRN, em sua grande maioria, envolvem apenas uma pergunta. Conclui-se que o maior número de solicitações de informações refere-se a esclarecimentos sobre concursos, o estado do RN é aquele com o maior número de pedidos registrados no sistema, sendo Natal o município do RN com a maior participação de residentes com pedidos de informações. Constatou-se, ainda, que os pedidos de informações registrados no sistema da autarquia pesquisada foram dominados por servidores públicos federais do sexo masculino, com idade entre 20 e 30 anos e que possuem nível superior.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.