O Método de Classificação ABC na Gestão de Estoque: O Caso de Uma Pequena Empresa do Ramo de Peças Automotivas
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v3i1.13892Resumo
O objetivo do presente artigo é apresentar o método de classificação ABC, como ferramenta de gestão nos estoque, para uma empresa que atua no setor varejista de auto peças, localizada no municipio de Cascavel-Pr, com intuito de contribuir com sua sobrevivência e lucratividade. A metodologia aplicada na pesquisa foi segregada em três tipos: quanto aos objetivos foi do tipo descritiva, quanto aos procedimentos estudo de caso, quanto a abordagem do problema qualitativa. No levantamento realizado foi possível identificar que a empresa imobiliza grande parte dos recursos operacionais e ainda precisa melhorar os níveis de serviços nos itens de alto fluxo de vendas. Foi sugerido a implantação do método ABC no sistema de informação da empresa estudada para auxiliar nas decisões de compras e níveis de serviços. Com a utilização do método ABC, é possível melhorar o fluxo de caixa e a lucratividade, não imobilizando recursos operacionais e com disponibilidade de peças de alto giro para atender o mercado. O campo de pesquisa nessa área é imenso e não limita-se somente aos estoques, envolve toda cadeia de suprimentos, gerando assim oportunidades para futuras pesquisas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.