Competências coletivas no âmbito da gestão de projetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v4i2.18413
Agências de fomento

Palavras-chave:

Competências coletivas, Gestão de Projetos, Maturidade

Resumo

O significado de competência frequentemente pode ser compreendido como a capacidade de indivíduos, de uma coletividade de pessoas ou de uma organização paa mobilizar e combinar recursos, sejam estes conhecimentos, habilidades ou know how, objetivando realizar atividades ou determinadas ações. Quando o foco destas ações visa gerar direcionamentos estratégicos, aliados à competências coletivas ou individuais, torna-se imprescindível identificar quais competências são mais relevantes. Esta é a finalidade deste estudo, que buscou conhecer o contexto de competências coletivas no âmbito da gestão de projetos, apresentando as principais características que essa combinação produz e ao mesmo tempo verificando as competências esseniais e necessárias para as organizações. Verificou-se que os estudos sobre competências em gestão de projetos estão concentrados na figura do gerente de projetos e apenas poucos estudos procuraram identificar competência pelo time de projetos.

Biografia do Autor

Jairo Cardoso Oliveira, Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho

Doutorando em Administração PPGA UNINOVE. Mestre em Gestão de Projetos  MPGP UNINOVE

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Publicado

21-12-2017

Como Citar

OLIVEIRA, J. C.; BARZOTTO, L. C. Competências coletivas no âmbito da gestão de projetos. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 76–86, 2017. DOI: 10.48075/comsus.v4i2.18413. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/18413. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos