A Influência de fatores socioeconômicos na determinação do perfil de risco de alunos universitários

Autores

  • Silvio Roberto Stefano Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro https://orcid.org/0000-0002-5871-8686
  • Eduardo Christ Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro
  • Léo Raifur Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v5i2.19958
Agências de fomento

Palavras-chave:

Finanças Comportamentais, Perfil de Risco, Fatores Socioeconômicos.

Resumo

O estudo das finanças comportamentais vem ocupando espaço na área de finanças e, ao mesmo tempo, ensejando e estimulando trabalhos acadêmicos com vistas à explorar e desenvolver esta área de estudo. O objetivo principal deste trabalho consiste na análise da influência dos fatores socioeconômicos dos estudantes de Graduação de Administração na Mesorregião do Centro-Sul do Paraná na determinação do perfil de risco. O estudo caracteriza-se como exploratório, ex post facto, dimensão temporal transversal e escopo quantitativo. Os dados foram coletados dados por meio de questionário estruturado aplicado à uma amostra de 309 estudantes, em um universo de 648. O estudo testou a influência de três aspectos socioeconômicos: gênero, idade e renda – que consistiram as hipóteses da pesquisa. Concluiu-se que o gênero e a idade são aspectos determinantes do perfil de risco, evidenciando-se que os homens são mais propensos ao risco que as mulheres e que, à medida que aumenta a idade do indivíduo, diminui a propensão ao risco.  A renda não se mostrou significativa.

Biografia do Autor

Silvio Roberto Stefano, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

Pós-Doutor em Administração pela Univali. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP. Professor Associado do Mestrado Profissional em Administração – PPGADM / UNICENTRO

Eduardo Christ, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

Mestre em Administração pela Unicentro

Léo Raifur, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo.  Professor Associado do Mestrado Profissional em Administração – PPGADM / UNICENTRO.

Downloads

Publicado

01-03-2019

Como Citar

STEFANO, S. R.; CHRIST, E.; RAIFUR, L. A Influência de fatores socioeconômicos na determinação do perfil de risco de alunos universitários. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 2–15, 2019. DOI: 10.48075/comsus.v5i2.19958. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/19958. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos