Instalação da sala “ambiente de negócios” em Guaíra-PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.20689Palavras-chave:
GMicro e Pequena Empresa, Sala Ambiente de Negócios, Desburocratização, Simplificação, Formalização.Resumo
A lei geral da micro e pequena empresa objetiva proporcionar condição de sobrevivência e proteção às pequenas empresas, promovendo a desburocratização e a simplificação a fim de proporcionar um ambiente de negócios favorável, restando aos municípios desenvolverem políticas públicas a fim de dar resolutividade a essa questão. O problema de pesquisa que orientou a investigação apresenta a seguinte especificação: Como organizar um serviço centralizado de atendimento público no âmbito municipal direcionado à formalização e apoio aos empresários de pequeno porte? Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa diante da natureza do problema, sendo utilizadas como técnicas de coleta de dados a observação participante, a entrevista, a pesquisa bibliográfica e a documental. Diante deste cenário, apresentamos a criação do serviço público municipal denominado Sala Ambiente de Negócios, na qual foram reunidos serviços como Sala do Empreendedor, Unidade do Incra, Banco Social, Fiscalização, Tributação e Meio Ambiente, Nota do Produtor e Rede Fácil. Os resultados apontam um aumento em 2018 de 12% no cadastro de pequenas empresas ativas em relação à 2015. Portanto, pode-se considerar que a implantação da Sala Ambiente de Negócios foi determinante para a formalização e sobrevivência das MPE no município de Guaíra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.