Banco de alimentos como promotor de segurança alimentar e nutricional no município de Foz do Iguaçu
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.20941Palavras-chave:
Gestão, Segurança Alimentar, Estratégia, Gestão PúblicaResumo
O escopo do presente trabalho baseia-se em apresentar um relato técnico sobre o projeto de aplicação de ações de melhoria na operacionalização do Banco de Alimentos - BA de Foz do Iguaçu, feito sob análise do sistema de gestão atual. Os BA são importantes equipamentos públicos que atuam na promoção do direito humano à alimentação adequada e também na promoção de acessibilidade e disponibilidade a tal direito. Trata-se de um estudo de caso no qual foi realizado uma pesquisa teórica de exemplos internacionais de implantação de Bancos de Alimentos para compreender os entraves e sucessos alcançados com a popularização dos BA. Após implantação de algumas melhorias previstas no projeto é possível visualizar resultados positivos, como por exemplo, sensibilização do público para o tema de Segurança Alimentar e ampliação de parcerias na doação de alimentos, o que permitiu aumentar o número de pessoas atendidas, passando de 6.000 para aproximadamente 8.000 pessoas. O presente estudo contribuiu na ampliação do debate sobre Segurança Alimentar, propondo ações práticas de operacionalização de um BA, identificando-o como um importante equipamento público para o abastecimento alimentar.
Palavras-chave: Bancos de Alimentos; Programa de Aquisição de Alimentos; Segurança Alimentar e Nutricional.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.