Avaliação da melhoria na classificação energética e viabilidade financeira de Retrofit na iluminação de um prédio público
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i1.21025Palavras-chave:
energia elétrica, eficiência energética, etiquetagem de edifícios, iluminaçãoResumo
Neste trabalho buscou-se demonstrar a economia de energia elétrica em um edifício público com tipologia de escritórios substituindo o sistema de iluminação existente (lâmpadas fluorescentes, incandescente e lâmpadas halógenas) por equipamentos de iluminação com tecnologia LED, buscando a etiquetagem de edifícios com classificação A no quesito iluminação. Foi arrolado todo o sistema de iluminação composto por número de lâmpadas, tecnologia e horas ligadas por dia de todos os ambientes no prédio da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e de acordo com catálogos de fabricantes, escolhido lâmpadas com tecnologia LED com mesmo fluxo luminoso e temperatura de cor para a substituição e comparação no consumo de potência antes/após substituição. Chegou-se a conclusão de que é necessário um estudo mais aprofundado para concluir o acréscimo no nível de classificação energética, porém a melhora na eficiência energética resultará em um tempo de retorno financeiro em um ano e sete meses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.