As ações dos empreendedores do tipo causation e effectuation como preditoras do comportamento empreendedor
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v6i1.23057
Agências de fomento
CAPES/ FAPESP
Palavras-chave:
Empreendedorismo. Empreendedor. Effectuation. Causation.Resumo
O comportamento do tipo Effectuation transforma contingências em soluções possíveis, ideias em oportunidades de inovação e network em recursos essenciais para a consecução das ações empreendedoras, e o tipo Causation se reconhecem as oportunidades, se implantam detalhados planos de ação e são mensurados retornos sobre o capital investido. O presente estudo é de natureza teórica, cuja finalidade foi identificar as diferenças dos comportamentos do tipo Causation e Effectuation através das ações empreendedoras. Foram analisados o desenvolvimento das pesquisas de Causation e Effectuation em 36 artigos, dentre os 152 mais citados na Base de dados da Web of Science, e os resultados apontam que as diferenças de comportamento no uso das lógicas Causation e Effectuation são predominantemente contextuais, e a propensão de escolha entre elas é determinada pelas heurísticas do empreendedor que, dentro de situações específicas de risco ou incerteza, elegerá a mais adequada ou preferencial a ser adotada.Downloads
Publicado
17-12-2019
Como Citar
BARZOTTO, L. da C.; NASSIF, V. M. J. As ações dos empreendedores do tipo causation e effectuation como preditoras do comportamento empreendedor. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–17, 2019. DOI: 10.48075/comsus.v6i1.23057. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/23057. Acesso em: 13 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.