Sustentabilidade, governança corporativa e transparência em empresas de capital aberto
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v6i1.23518Palavras-chave:
Contabilidade Ambiental, Sustentabilidade, Governança Corporativa, TransparênciaResumo
O objetivo do estudo é analisar as características de sustentabilidade, de governança corporativa e de transparência, presentes nos relatórios divulgados pelas empresas listadas na B3. A divulgação de informações socioambientais é um elemento estratégico na melhoria da imagem institucional e no condão de alcançar a sustentabilidade, as empresas utilizam mecanismos de governança corporativa, assumindo o compromisso de prestar contas de seu desempenho nas áreas econômica, ambiental e social. A amostra investigada foi composta por 136 empresas constantes da seção de sustentabilidade da bolsa de valores B3, por meio do relatório relate ou explique, com informações referentes ao ano de 2016. Os resultados revelaram que existe uma propensão pela divulgação de dados socioambientais e de governança corporativa. Os itens mais presentes nos relatórios foram: gestão das práticas ambientais (132), existência de um código de ética ou de conduta (125), compromisso com o desenvolvimento da comunidade (120), existência de uma seção separada sobre governança corporativa no relatório (118) e existência de práticas anticorrupção (100).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.