Estudo da intenção empreendedora de estudantes da educação técnica de nível médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v8i1.27371

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Intenção empreendedora, Educação empreendedora

Resumo


No cenário contemporâneo, o empreendedorismo ganha a cada vez maior importância para o desenvolvimento econômico. O objetivo do presente estudo foi analisar a relação entre a educação empreendedora e a intenção empreendedora entre estudantes do ensino médio técnico. Utilizando como referência o estudo realizado em Portugal por Rocha, Silva e Simões (2012) que constataram o aumento do incentivo a atividades empreendedoras no âmbito escolar. Foi utilizada uma pesquisa quantitativa com aplicação de um questionário com perguntas fechadas em uma escala de Likert de 5 pontos para identificar e medir o grau de compreensão e das intenções dos participantes por meio do cálculo do Ranking Médio (RM). Os resultados apontam que os participantes apresentaram alto nível de interesse pelo tema, destacam o papel da escola em fomentar um ambiente para o surgimento de novas ideias, o apoio da escola, dos amigos e da família e como positivo a educação que estimule novos negócios e a identificação de oportunidades como aproximação ideal entre escola e o ecossistema empreendedor.

Biografia do Autor

Hélio Trindade de Matos, Universidade Federal da Bahia - UFMA

Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração - DECCA.

Antonio Oliveira de Carvalho, Baiana Business School - BBS

Graduado em Administração, Pós-graduado (MBA) em finanças corporativas, Mestre em administração, Doutorando em Administração. Docente de Cursos de Graduação e Pós-graduação.

Downloads

Publicado

27-08-2021

Como Citar

BUCELES JUNIOR, W. T.; MARTINS, E. P.; MATOS, H. T. de; CARVALHO, A. O. de. Estudo da intenção empreendedora de estudantes da educação técnica de nível médio. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 56–71, 2021. DOI: 10.48075/comsus.v8i1.27371. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/27371. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos