Estudo comparativo do índice de sustentabilidade empresarial (ISE) – dimensão social – entre cooperativas de crédito e bancos listados na B3

Autores

  • Luis Felipe Orsatto Unioeste
  • Mikelly Amado da Silva
  • Karina Holtman

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v9i2.30500

Resumo

Este estudo investiga e compara o índice de sustentabilidade empresarial de bancos inseridos na B3 com cooperativas de crédito do oeste do estado do Paraná, Brasil. Assim, realizou-se uma comparação dessas instituições com os bancos que têm ações negociadas na B3, e que responderam ao questionário ISE – Dimensão Social, disponibilizadas pela própria B3, e que posteriormente foi aplicado às cooperativas de crédito. As evidências encontradas, por meio do método estatístico não paramétrico Mann-Whitney, foram que, apesar das cooperativas possuírem em seus princípios ações socialmente responsáveis, não há diferenças estatísticas no resultado do índice de sustentabilidade entre cooperativas de crédito e bancos inseridos na B3. Além disso, foi realizada uma análise qualitativa com o objetivo de confrontar as respostas das questões do questionário com as ações divulgadas no relatório anual da cooperativa que atingiu o maior índice adaptado, porém não foram identificadas ações que comprovem todas as atividades que a instituição afirmou.

Biografia do Autor

Luis Felipe Orsatto, Unioeste

 

Downloads

Publicado

22-03-2023

Como Citar

ORSATTO, L. F.; SILVA, M. A. da; HOLTMAN, K. Estudo comparativo do índice de sustentabilidade empresarial (ISE) – dimensão social – entre cooperativas de crédito e bancos listados na B3. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 101–120, 2023. DOI: 10.48075/comsus.v9i2.30500. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/30500. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos