Influência de programas de aceleração na mensuração de impacto socioambiental de negócios. O caso do Green Sampa.
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v10i2.32255Resumo
Programas de aceleração de negócios sociais apoiam suas aceleradas na criação de métricas de impacto socioambiental. No entanto, essas empresas enfrentam obstáculos na medição desse impacto. Este estudo visa analisar a influência de uma aceleradora no desenho de processos de avaliação de impacto socioambiental nas empresas aceleradas. Foi conduzido um estudo de casos múltiplos, utilizando as relações entre as empresas aceleradas e a aceleradora como unidades de análise. A coleta de dados incluiu documentos do programa, uma survey qualitativa com as empresas e 16 entrevistas com cinco grupos envolvidos no programa. Os resultados indicam que mudanças estruturais no programa baseadas nas necessidades das aceleradas e estímulo ao networking facilitaram a influência da aceleradora nas práticas avaliativas das empresas. No entanto, a falta de mecanismos de report de indicadores e de alinhamento entre os atores do programa dificultaram essa influência. Este estudo contribui para as aceleradoras oferecerem suporte mais efetivo no planejamento do monitoramento de impacto para as empresas aceleradas.
Palavras chaves: stakeholders; negócios sociais; capacidades dinâmicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.