Validação de um protótipo de aplicativo mobile visando a melhora do fluxo de trabalho em uma marmoraria
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v10i2.32528Resumo
Este estudo teve como objetivo, validar um protótipo de aplicativo mobile que visou melhorar o fluxo de trabalho de uma marmoraria por meio de checklists. Uma pesquisa de campo, de natureza aplicada, foi realizada em uma marmoraria no Oeste do Paraná com 29 anos de experiência. A empresa, que atende vários segmentos fabrica produtos personalizados e possui 23 colaboradores. O processo envolveu o mapeamento e revisão dos processos atuais da empresa, com a necessidade de aprimorar e implementar checklists a fim de reduzir retrabalhos e aumentar a eficiência do processo produtivo. Utilizou-se a plataforma online Figma para desenvolver o design das telas do artefato. Como resultado, validou-se o protótipo do aplicativo mobile com o proprietário da empresa, que destacou a importância da contribuição de um profissional de Engenharia de Produção na análise dos processos e na proposta de melhoria do fluxo de trabalho da marmoraria.
Palavras-chave: Mobilidade; Aplicativos móveis; Produtividade; Marmoraria; Checklist.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.