Upcycling associado à modelagem: integrando estratégias sustentáveis ao ciclo de vida de produtos de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v11i2.33161

Resumo

A busca por estratégias de moda associadas a economia circular tornou-se uma prioridade diante dos desafios ambientais da atualidade. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo pesquisar estratégias de economia circular executadas por empresas de moda, associando-as às etapas do ciclo de vida de produtos e identificando em qual etapa há maior incidência delas. O estudo também procura apontar quais estratégias emergem da etapa “fim de vida”, o que possibilita a aplicação da técnica do upcycling, estabelecendo a circularidade das matérias-primas. Para tanto, foi utilizada uma abordagem exploratória, de caráter qualitativo, na qual foi realizada uma pesquisa bibliográfica em conjunto com uma representação gráfica de síntese. Como resultado, observou-se que as empresas de moda pesquisadas utilizam estratégias sustentáveis, o que pode motivar e inspirar designers e empreendedores rumo à sustentabilidade.

Biografia do Autor

Andréia Mesacasa, IFRS

Bacharel em Moda. Especialista em Moda, Criação e Produção. Mestre em Desenvolvimento Regional. Doutora em Design.

Debie Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Tecnóloga em Design de Moda. Especialista em Modelagem Criativa com ênfase em Sustentabilidade

Downloads

Publicado

05-02-2025

Como Citar

MESACASA, A.; FERREIRA, D. Upcycling associado à modelagem: integrando estratégias sustentáveis ao ciclo de vida de produtos de moda. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 1–21, 2025. DOI: 10.48075/comsus.v11i2.33161. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/33161. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos