Upcycling associado à modelagem: integrando estratégias sustentáveis ao ciclo de vida de produtos de moda
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v11i2.33161Resumo
A busca por estratégias de moda associadas a economia circular tornou-se uma prioridade diante dos desafios ambientais da atualidade. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo pesquisar estratégias de economia circular executadas por empresas de moda, associando-as às etapas do ciclo de vida de produtos e identificando em qual etapa há maior incidência delas. O estudo também procura apontar quais estratégias emergem da etapa “fim de vida”, o que possibilita a aplicação da técnica do upcycling, estabelecendo a circularidade das matérias-primas. Para tanto, foi utilizada uma abordagem exploratória, de caráter qualitativo, na qual foi realizada uma pesquisa bibliográfica em conjunto com uma representação gráfica de síntese. Como resultado, observou-se que as empresas de moda pesquisadas utilizam estratégias sustentáveis, o que pode motivar e inspirar designers e empreendedores rumo à sustentabilidade.
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