Sustentabilidade como fator decisório no processo de compra de cosméticos sustentáveis:

uma análise com consumidores da Natura

Autores

  • Dandara da Silva Santiago Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará
  • Áurio Lúcio Leocádio da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Luiz Carlos Murakami Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Antônio Alberto Freitas Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v11i2.34148

Resumo

O marketing sustentável promove benefícios ambientais ao desenvolver produtos e serviços ecologicamente corretos, implementar práticas de produção limpa e fomentar o consumo responsável. Este estudo teve como objetivo geral analisar a influência do marketing sustentável na decisão de compra dos consumidores de cosméticos sustentáveis em Fortaleza/CE. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário estruturado via Google Forms para avaliar o perfil socioeconômico, o comportamento de compra sustentável e a satisfação dos consumidores da Natura. A amostra incluiu 138 pessoas, com idades entre 18 e 65 anos, que compraram produtos da Natura nos últimos seis meses e aceitaram participar do estudo. Os resultados demonstram que fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos influenciam a compra de cosméticos sustentáveis. Embora a sustentabilidade seja importante, qualidade e preço dos produtos ainda são determinantes na escolha. Muitos consumidores estão dispostos a pagar mais por cosméticos sustentáveis, mas o preço elevado pode ser uma barreira devido a alternativas mais baratas.

Biografia do Autor

Dandara da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Doutor em Administração pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Áurio Lúcio Leocádio da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Luiz Carlos Murakami, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Antônio Alberto Freitas, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

05-02-2025

Como Citar

SANTIAGO, D. da S.; MACHADO, D. de Q.; SILVA, Áurio L. L. da; MURAKAMI, L. C.; FREITAS, A. A. Sustentabilidade como fator decisório no processo de compra de cosméticos sustentáveis:: uma análise com consumidores da Natura. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 46–69, 2025. DOI: 10.48075/comsus.v11i2.34148. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/34148. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos