METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO NO DESAFIO DE PESQUISAR ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR
Palavras-chave:
Metodologias ativas, aprendizagem baseada em projeto, competências.Resumo
O artigo contempla o acompanhamento de prática educacional em unidade curricular intitulada Projeto Integrador II que trabalha com organizações do terceiro setor, no âmbito do ensino de administração, onde se aplicam metodologias ativas no contexto dos projetos integradores, com uso da aprendizagem baseada em projeto. O objetivo do artigo foi de acompanhar a prática de metodologias ativas, por meio de aplicação da aprendizagem baseada em projeto, com a finalidade de contribuir na formação integral dos alunos dos alunos do 2° semestre letivo, na elaboração de projetos para as organizações do terceiro setor objeto de suas pesquisas. O problema definido para fazer frente ao objetivo do artigo foi assim estabelecido: A resultante da prática educacional será a formação integral, alcançada por trabalhar-se com organizações do terceiro setor, por meio de aprendizagem baseada em projeto? Alguns bons resultados foram alcançados, como, visão empreendedora, iniciativa, pragmatismo, e soluções inovadoras emergiram dos alunos que participaram dos grupos que desenvolveram osprojetos.Downloads
Publicado
19-12-2016
Como Citar
ARANTES, S. S.; NORMANHA FILHO, M. A. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO NO DESAFIO DE PESQUISAR ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 100–117, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15768. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.