A religião como contraponto à Natureza e ao mundo da sensibilidade em Ludwig Feuerbach
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v2i2.15956Resumo
O presente artigo tem como meta expor e analisar como a relação não recíproca entre o homem e a natureza faz por surgir a religião na vida humana partindo da perspectiva do filósofo alemão Ludwig Andreas Feuerbach (1804-1872). Para tanto, usar-se-á como referências principais suas obras A Essência do Cristianismo (1841), Princípios da Filosofia do Futuro e Outros Escritos (1842) e Preleções sobre a Essência da Religião (1851). Ao longo do texto será exposto o conceito de natureza em Feuerbach, a necessidade humana de personificação dos elementos sensíveis presentes no mundo material e como surgem os deuses na vida dos homens. Desta forma, articular-se-á as ideias sobre a autonomia e primazia da natureza frente as religiões, tanto as da natureza como da moralidade, isto é, a cristã. Por fim, concluir-se-á demonstrando que sem o mundo da matéria, seus pressupostos sensíveis e as suas necessidades não seria possível a existência da religião ou qualquer outro tipo de crença mística entre os seres humanos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.