O que devemos aprender com os artistas? Notas sobre a docência em Arte

Autores

  • Kelly Cristine Sabino

DOI:

https://doi.org/10.48075/rd.v2i2.15961
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Resumo

O presente artigo parte da questão postulada por Nietzsche: "O que devemos aprender com os artistas?" para refletir sobre a docência em arte. Traz à baila os filósofos contemporâneos Michel Foucault e Gilles Deleuze para pensar a arte como experimentação de si e do pensamento, respectivamente. Procura, junto à geração de artistas que operam uma "desestetização do estético", refletir sobre a docência em arte não como um conjunto de práticas operatórias ou como códigos de inteligibilidade da arte, mas sim como possibilidades de se remodelar a experiência, para além de conteúdos estáticos, históricos ou procedimentais na sala de aula. Visa, por fim, entender, sobretudo, a aula de arte como uma atitude afirmativa e estética de reinvenção de um espaço político na educação como prática da liberdade.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

SABINO, K. C. O que devemos aprender com os artistas? Notas sobre a docência em Arte. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 146–157, 2000. DOI: 10.48075/rd.v2i2.15961. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/15961. Acesso em: 19 abr. 2024.