Seria a retórica uma arte (tekhné)? Uma análise do Górgias de Platão
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v4i1.19810Resumo
Este trabalho objetiva se debruçar sobre uma das questões centrais que se apresenta no diálogo Górgias, de Platão, a saber: a retórica sofística, que é defendida pelo pesonagem Górgias e seus discípulos é deveras uma arte (tekhnē)? Sócrates, quase sempre personagem porta voz do pensamento platônico, indaga seus interlocutores a fim de, através de seu conhecido elenchos, tirar dos sofistas a alcunha de artífices, uma vez que não dominam um saber específico. Ainda, Sócrates procura destituir a retórica sofística do estatus de arte (tekhnē), como pregam outros personagens da obra, colocando-a com uma contrafação e uma lisonja. Reconhecemos, com isto, que Sócrates e, por conseguinte, Platão, procuram erigir uma concepção de arte (tekhnē) que diferia da que era compreendida em sua época.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.