Introdução ao estudo da sociedade industrial avançada em Herbert Marcuse
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v4i1.19860Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar, segundo o pensamento de Herbert Marcuse, algumas das relações sociais que caracterizam a sociedade industrial avançada. Como referência principal, utilizamos a introdução do livro O homem unidimensional, intitulada de “A paralisia da crítica: uma sociedade sem oposição”; o primeiro capítulo, do mesmo livro, intitulado de “As novas formas de controle” e o segundo capítulo, da mesma obra, intitulado de “O fechamento do universo político”. O problema que esta pesquisa levanta é o seguinte: quais são algumas das relações sociais que caracterizam a sociedade industrial avançada? A conclusão a qual chegamos é que algumas das relações sociais que caracterizam a sociedade estabelecida são: o aperfeiçoamento da tecnologia, o desenvolvimento de uma superprodutividade, o fornecimento de um elevado padrão de vida e o desenvolvimento de uma racionalidade tecnológica. Essas relações sociais integram os indivíduos à ordem social existente, elas paralisam o pensamento e comportamento crítico dos membros da classe dominada e os impede de compreender e sentir a necessidade de superar a sociedade unidimensional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.