O conceito de espécie no ensino de biologia: reflexões sobre seu estatuto ontológico com foco na biodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v6i1.25078Resumo
Ao oferecer uma ontologia para descrever a diversidade e os processos que ocorrem na natureza, a importância da espécie é reforçada por biólogos e filósofos. As espécies são apresentadas como unidade da diversidade e de evolução. As espécies tradicionalmente foram imaginadas como classes, no entanto, recentemente foi proposto que as espécies devem ser consideradas entidades individuais, entendidas como totalidades concretas e coesas, delimitadas no espaço e no tempo. As discussões epistemológicas do conceito de espécie biológica são importantes também para o Ensino de Biologia. Os documentos curriculares para o Ensino Médio preconizam que o Ensino de Biologia deve proporcionar ao estudante a possibilidade de participar dos debates atuais que necessitam de conhecimentos biológicos. Assim, o professor ao abordar com seus alunos os conteúdos de classificação dos seres vivos, a sistemática e o conceito de espécie também precisa abordar a diversidade de seres vivos no planeta, conteúdos estes associados com temáticas evolucionistas e a abordagem da biodiversidade. O Conceito Biológico de Espécie que é amplamente aceito na Biologia Evolutiva atua como uma linha de condução para o entendimento do conhecimento das espécies e sua relação com a preservação da biodiversidade. Exposto brevemente a temática do trabalho, o presente texto buscou refletir o conceito de espécie, em especial, o estatuto ontológico do Conceito Biológico de Espécie, bem como sua onipresença nos livros didáticos do Ensino Médio, apresentando também os documentos nacionais de Educação e o modo como orientam o ensino a respeito de espécies.Downloads
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