O processo de fetichização da comunicação em Marx frente às problemáticas das fake news

Autores

  • MARCOS A. MANTOVANI
  • KÁTIA R. SALOMÃO

DOI:

https://doi.org/10.48075/rd.v6i1.25082
Agências de fomento

Resumo

O presente trabalho possui o objetivo de analisar face ao direito à informação, a comunicação em seu caráter discursivo, instrumentalizado e fetichizado, no qual a mesma assume a condição mercantilizada e suas manifestações imbricadas nas fake news. Para isso, buscou-se em Karl Marx compreender a comunicação enquanto seu caráter discursivo e instrumentalizado por meio dos conceitos de fetiche da mercadoria, contrastando ao conceito de domesticação pela comunicação de Chomsky. Ao fim, propôs-se ainda analisar as contradições presentes nos fake news, como fato notório que corrobora no processo de lícito de direito à informação.

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Publicado

26-11-2020

Como Citar

MANTOVANI, M. A.; SALOMÃO, K. R. O processo de fetichização da comunicação em Marx frente às problemáticas das fake news. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 224–230, 2020. DOI: 10.48075/rd.v6i1.25082. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/25082. Acesso em: 26 abr. 2024.