A questão da virtude e o valor moral: uma breve análise da inversão dos valores historicamente constituídos segundo Max Scheler
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v7i1.27141Palavras-chave:
Virtude. inversão axiológica. valor moral.Resumo
O presente artigo parte do estudo sobre a virtude e o valor moral refletidos desdea sua gênese, sob o pano de fundo da História e da crítica dirigida às filosofias de FriedrichNietzsche e Immanuel Kant, considerando, respectivamente, os conceitos de ressentimentoe dever moral, os quais foram analisados na obra Da reviravolta dos valores por MaxFerdinand Scheler. Nesta obra é mostrado como a virtude se desconfigurou na Modernidadeem decorrência do capitalismo industrial, da ascensão da burguesia e do método científicoaplicado ao estudo do homem e da natureza sob o viés técnico e pragmático utilitarista. Onosso objetivo neste sentido é analisar criticamente e de modo interligado sobre atransformação axiológica do conceito de virtude e valor presente na abordagemfenomenológica de Max Scheler, aprofundando particularmente, sobre as divergênciasfilosóficas entre este filósofo e os pensadores acima citados, a fim de compreender melhorsobre o estado de desorientação ética em que vivemos em nossos dias.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.