Ser e linguagem retornados do exílio: O conceito de “forma esquizofrênica” na interpretação de Abah Andrade do poema “Ser” de Drummond
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v7i1.27143Palavras-chave:
Trágico. Poesia. Experiência mística.Resumo
Este trabalho analisa o conceito de “forma esquizofrênica” desenvolvido no ensaiode Abah Andrade intitulado “Drummond e o acontecimento ontológico”. Nele, a partir deuma reflexão acerca do poema “Ser” de Drummond, o autor desenvolve uma reflexão sobreo trágico como a circunstância da enunciação poética. Propomos, então, uma reflexão emtorno da esquizofrenia da forma, que consiste na afirmação simultânea do mesmo e dooutro como repetição, a partir da qual se possa pensar a própria essência da linguagem.Revelando a dimensão originária de todo dizer, a atividade poética e a experiência místicase configuram, então, como modos privilegiados de resguardar o caráter de fluxoindiferenciado na vida em um uso da linguagem proposicional que constitui também a suaultrapassagem.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.