A doutrina da causalidade aristotélica como fio condutor para a construção da questão da técnica em Martin Heidegger

Autores

  • FRANCISCO WIEDERWILD DA SILVA
  • KATIELI PEREIRA

DOI:

https://doi.org/10.48075/rd.v9i1.30666

Palavras-chave:

Técnica moderna, Causalidade, Poiésis, Composição

Resumo

O artigo tematiza a construção da questão técnica moderna tendo como fio
condutor a doutrina das quatro causas de Aristóteles. Heidegger, em A Questão da Técnica,
inicia o processo de desvelamento da essência do fenômeno técnico a partir da crítica à
determinação instrumental e antropológica da técnica, pressupondo a causalidade como
seu fundamento. Ao resgatar a noção de causalidade dos pensadores gregos sintetizada na
doutrina de Aristóteles, o filósofo constata que a poiésis, além de unir as quatro causas
numa coerência, determina essencialmente a técnica antiga artesanal e a arte como formas
de desvelamento do ente. Por fim, demonstra-se que o desvelamento da essência da técnica
moderna só é possível a partir do caminho de pensamento que perpassa a doutrina das
quatro causas aristotélica elucidando seu fundamento e a relação originária entre poiésis e
composição.

Biografia do Autor

FRANCISCO WIEDERWILD DA SILVA

Mestrando em Filosofia pela UNIOESTE.

KATIELI PEREIRA

Mestranda em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), e graduada
em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012-2016).

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Publicado

22-02-2023

Como Citar

SILVA, F. W. D.; PEREIRA, K. A doutrina da causalidade aristotélica como fio condutor para a construção da questão da técnica em Martin Heidegger. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 62–72, 2023. DOI: 10.48075/rd.v9i1.30666. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/30666. Acesso em: 4 nov. 2024.