Entre Grécia e a Alemanha:
Winckelmann diante do classicismo francês
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v10i1.32912Palavras-chave:
Winckelmann, Classicismo, Romantismo alemãoResumo
O presente trabalho tem por objetivo abordar o protagonismo de Winckelmann diante do tardio renascimento alemão do século XVIII. Busca-se compor, neste contexto, o pensamento de Winckelmann sobre a Grécia ao qual molda o pensamento histórico da Alemanha, como também, as correntes literárias, protagonizada por Goethe anos mais tarde. O legado desta volta aos gregos, diretamente atenienses, permite, por sua vez, apresentar os contrastes e as referências vivificadas pela Alemanha de um lado, e pela França de outro. Desta forma, acredita-se que, pelo legado de Winckelmann, é possível analisar diferenças do pensamento clássico hegemônico francês, e o pensamento alemão que se corporifica na corrente Sturm und Drang.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 GABRIEL VON PRATA LAZARO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.