Felicidade e sofrimento em Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v10i1.32920Palavras-chave:
Sofrimento, Felicidade, Nietzsche, Ética, MoralResumo
Nietzsche possui um projeto de afirmação da vida e, como condição para esse projeto, é necessário reavaliar (tresvalorar) os valores. Busquei compreender um momento específico dessa reavaliação: a reavaliação do valor do sofrimento e, em conjunto, as implicações dessa reavaliação para a noção de felicidade. Para tanto tracei a posição de Nietzsche a partir do seu principal rival, o ideal ascético sacerdotal, além do seu principal interlocutor, Schopenhauer. Depois, partindo da vontade de poder como
um critério para a reavaliação dos valores, mostrei como o sofrimento precisa ser concebido, em alguma medida, como positivo; enquanto a felicidade, se entendida como tranquilidade e paz, deve ser desvalorizada e revisada, tanto espaço a uma nova felicidade que se identifica com a atividade de superar resistências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DANIEL MELO SOARES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.