A crítica de Nietzsche à linguagem
desconstruindo verdades e valorizando metáforas
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v10i2.33569Palavras-chave:
Linguagem, Verdade, Mundo - Verdadeiro, MetáforasResumo
Este artigo examina a crítica de Nietzsche em relação às noções de verdades universais e transcendentais, com foco na natureza metafórica da linguagem. Nietzsche questiona a busca pela verdade na filosofia, argumentando que os filósofos criaram a ideia de um "mundo-verdadeiro" para justificar seus próprios preconceitos morais. Em contrapartida, Nietzsche valoriza o papel das metáforas na comunicação e na atribuição de significados, mas alerta para o perigo de transformá-las em verdades absolutas. Ele reconhece que a linguagem é uma construção humana sujeita a limitações e propõe uma compreensão mais profunda da linguagem como algo intrinsecamente metafórico. Assim, o objetivo principal deste artigo é explorar como Nietzsche apresenta sua abordagem da linguagem como um fenômeno complexo, levando em consideração suas obras e contribuições significativas nessa área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista DIAPHONÍA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.