Ser objeto ou ser sujeito?
pensando sobre a subjetivação de mulheres velhas
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v11i1.35240Palavras-chave:
Fenomenologia-existencial, Envelhecimento Feminino, ObjetificaçãoResumo
Este estudo investiga a compreensão da abordagem fenomenológica existencial sobre a velhice feminina, fazendo considerações sobre como ela se constrói, visto que somos um eterno vir-a-ser. Considerando que o olhar do outro influencia a
forma como nos percebemos e nos construímos, tendendo sempre a nos objetificar, lançamos também um olhar para a corporeidade, pois é o corpo que nos situa e nos dá a possibilidade de realizar ações concretas no mundo. Não é possível ignorar as questões sociais e culturais que se tem sobre envelhecer e que definem a velhice como um fardo, com isso, compreendemos que é necessária uma reflexão para que possa ser possível a desconstrução dessas perspectivas reducionistas que objetificam, principalmente, a velhice feminina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista DIAPHONÍA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.