Desumanização e desaparecimento:
expressões e caminhos para a superação
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v11i1.35242Palavras-chave:
Desaparecimento, Desumanização, ViolênciaResumo
Safatle denuncia o direito de desaparecimento exercido pelos Estados contemporâneos, direito esse que desumaniza determinados indivíduos possibilitando sua eliminação física sem que um crime passível de punição se configure. O presente artigo busca, primeiramente, compreender de que maneiras esse expediente se dá em diferentes contextos. Para isso, articula a obra do próprio Safatle, a de Achille Mbembe e o conceito “partilha do sensível” desenvolvido por Jacques Rancière. Em seguida, procura encontrar vias para a superação desse arranjo através da análise de exemplos reais, inclusive nos quais há emprego de violência, prática entendida aqui como potencialmente legítima.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista DIAPHONÍA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.