O novo misterianismo
a solução para o problema mente-corpo pode ser apreendida?
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v11i1.35250Palavras-chave:
Inacessibilidade cognitiva, Inacessibilidade imaginativa, ConsciênciaResumo
Trata-se, nesse artigo, de apresentar uma análise crítica da solução negativa ao problema mente-corpo, elaborada por Colin McGinn. Tomando como ponto de partida a noção geral de inacessibilidade cognitiva, investigou-se o argumento de McGinn em favor da ideia de que os humanos não podem, em princípio, ascender a teoria científica que fornece a explicação sobre a natureza da ligação entre a consciência e o cérebro. Todavia, dois sentidos parecem derivar da afirmação de que a consciência é um “mistério”: um forte (inacessibilidade cognitiva) e um fraco (inacessibilidade imaginativa). Ainda que indesejada por McGinn, foi possível notar que, explicar a sensação residual de ininteligibilidade ao problema em termos de uma limitação imaginativa, é perfeitamente compatível com a tese do filósofo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista DIAPHONÍA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.