Paisagens do pensamento
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v11i3.35672Palavras-chave:
Deleuze, Paisagem, PensamentoResumo
Este artigo propõe, a partir de Deleuze, uma cartografia filosófica da paisagem como imagem do pensamento. A paisagem não é meramente objetiva ou subjetiva, natural ou cultural, mas meio relacional onde pensamento e desejo emergem. O artigo busca articular paisagem e território, explorando suas dimensões ética, estética e política. Com isso, o artigo pretende realizar uma geofilosofia da paisagem como um entrecruzamento de perspectivas móveis.
Referências
ALONSO, Christian. Recomposicions maquíniques. Barcelona: Edicions de la Universitat de Barcelona, 2017.
BALIBAR, Étienne. Qu’est-ce qu’une frontière? La crainte des masses. Paris: Galilée, 1997.
BERQUE, Augustin. Médiance: de milieux en paysages. Paris: Belin, 2000.
BESSE, Jean-Marc. La nécessité du paysage. Marseille: Parenthèses, 2018.
CERDAN, Michel. Camino de piedras. Disponível em: <http://www.caminodepiedras.com/es/introduccion-proyecto.php>. Consultado em: 18 out. 2019.
CLÉMENT, Gilles. Éloge des vagabondes. Herbes, arbres et fleurs à la conquête du monde. Paris: Robert Laffont, 2018.
______. Manifeste du Tiers paysage. Paris: Sens&Tonka, 2014.
COCCIA, Emanuele; FOLLEÁ, Bertrand; BESSE, Jean-Marc. Penser le paysage à l’époque de la fin de la nature (table ronde). In: ALLEZ SAVOIR. Festival des Sciences Sociales, 1, 2019, Marseille. [s.p.] Sítio do evento: < https://www.allez-savoir.fr/manifestations/penser-le-paysage-lepoque-de-la-fin-de-la-nature>.
COLLOT, Michel. La pensée-paysage. Paris: ACTES SUD/ENSP, 2011.
COLONNA, Jean-François. Mouvements Relatifs et Observations Astronomiques. In: PESTEL, Marie-José; LEHOUCQ, Roland (dir). Maths Astronomie Express. Paris: CIJM, 2009. [s.p.] Disponível em: <http://www.lactamme.polytechnique.fr/Mosaic/descripteurs/MouvementsRelatifs_et_ObservationsAstronomiques.01.Fra.html>. Acesso em: 13 set. 2019.
CORAJOUD, Michel. Le paysage, c’est l’endroit où de ciel et la terre se touchent. In: ROGER, Alain. La théorie du paysage en France (1974-1994). Seyssel: Champ Vallon, 1995.
DELEUZE, Gilles. Abecedário de Gilles Deleuze. Entrevista concedida a Claire Parnet. Paris: Éditions Montparnasse, 1988-1989.
______. A ilha deserta: e outros textos. São Paulo: Illuminuras, 2006p.
DELEUZE; GUATTARI. O que é a filosofia?. São Paulo: Ed. 34, 2010.
DESPRET, Vinciane. Le Chez-soi des animaux. Arles: ACTES SUD, 2017.
FERNÁNDEZ, Horacio. Del paisaje reciente: de la imagen al territorio. Madrid: Fundación ICO, 2006.
FLAXMAN, Gregory. Gilles Deleuze and the fabulation of philosophy. Powers of the false, Volume 1. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2012.
GLOWCZEWSKI. Devires totêmicos. São Paulo: n-1 Edições, 2015
GOTTMANN, Jean. A evolução do conceito de território. Boletim Campineiro de Geografia, v. 2, n. 3, p. 523-545, 2012.
INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Vozes, 2015.
INGOLD. The perception of the environment. Essays in Livehood, Dwelling and Skill. London & New York: Routledge, 2000.
LAPOUJADE, David. Les existences moindres. Paris: Les Éditions de Minuit, 2017. p. 13. [Ed. Brasileira: As existências mínimas. São Paulo: n-1 edições, 2017.]
LAWRENCE, D. H. Caos em poesia. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2016.
LYOTARD, Jean-François. Scapeland. In: Revue des Sciences Humaines, n. 209, janvier-mars, 1988.
MANIGLIER, Patrice. Manifeste pour un comparatisme supérieur en philosophie. In: Les Temps Modernes, v. 682, n. 1, 2015.
PERDERSEN, Morten Axel. “Moving to Remain the Same: An Anthropological Theory of Nomadism”. In: CHARBONNIER, Pierre; et al. Comparative metaphysics: ontology after anthropology. London/New York: Rowman & Littlefield, 2017.
ROHMER, Éric (dir.). Metamorphoses du paysage. Paris: CNDP, 1964. Disponível em: <https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1320455s/f1#>. Acesso em: 18 de novembro de 2019.
SANTOS, Milton. De la société au paysage : la signification de l’espace humain. Hérodote. Paris, 9 jan/mars 1978.
______. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Edusp, 2014.
SAUVAGNARGUES, Anne. Écologie des images et machines d’art. In: BOURLEZ, Fabrice; LORENZO, Vinciguerra (ed.). Pourparlers : Deleuze entre art et philosophie. Rheims: Presses Universitaires de Rheims, 2013.
SIBERTIN-BLANC, Guillaume. Cartographie et territoires. La spatialité géographique comme analyseur des formes de subjectivité selon Gilles Deleuze. In: L’Espace géographique, n. 3, Tome 39, 2010.
TIBERGHIEN, Gilles. Nature, Arte, Paysage. Paris: ACTES SUD, 2001.
TIBERGHIEN. La carte comme dépaysement. In: VANCI-PERAHIM, Marina. Atlas et les territoires du regard. Paris: Publications de la Sorbonne, 2006.
VARDA, Agnès (dir.). As praias de Agnès (documentário). Rio de Janeiro: IMS, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista DIAPHONÍA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.