A interatuação entre as áreas da filosofia política e a psicologia jurídica
Palavras-chave:
Assistente Técnico, Psicologia Forense, Reflexões Filosóficas e PolíticasResumo
Neste artigo, objetiva-se abordar a teoria desenvolvida por John Rawls (1921-2002) com base na obra “Uma teoria da justiça” e “Justiça como equidade”. Delineou-se uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica para examinar a aplicabilidade da filosofia política pelo profissional de psicologia denominado perito e/ou assistente técnico junto ao sistema da justiça brasileira. Propõe-se, a partir da problemática, destacar quais contribuições a filosofia política pode apresentar ao profissional de psicologia, visto se tratar de uma profissão de âmbito nacional; ao aplicar na prática os conceitos de: posição original, véu da ignorância e de sociedade bem-ordenada, entende-se que o psicólogo contribui para alcançar o ideal de Justiça, com imparcialidade, como proposto por Rawls. Destarte, o presente artigo se concentra em apresentar a aplicabilidade da teoria no sistema de justiça, contribuindo com o processo de reflexão frente ao campo de atuação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista DIAPHONÍA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.