Delírio e artifício na filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v11i3.36093Palavras-chave:
Delírio, Invenção, InstituiçãoResumo
Neste artigo, pretendo estudar, na produção filosófica de Gilles Deleuze e Felix Guattari, a especificidade dos conceitos de delírio e invenção, especialmente no interior de bibliografias filosóficas que colaboraram com formulações conceituais pertinentes à análise institucional dos anos cinquenta e sessenta. Logo, primeiro vamos analisar o sentido de invenção tanto em Deleuze quanto em Guattari, partindo de um debate sobre a análise institucional e mostrando como a filosofia incide sobre os problemas da organização de grupo e no tratamento das psicoses. Daí poderemos perceber, como desdobramento, que os sentidos filosóficos de delírio e invenção se aproximam e se influenciam, assim como ocorre - homologamente - entre psicose e instituição. Portanto, neste artigo, abordaremos tais termos, em seus vários níveis de descrição e em seu engendramento mútuo e relacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista DIAPHONÍA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.