Deleuze entre Sade e Masoch
uma complementariedade impossível
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v11i3.36097Palavras-chave:
sadismo, masoquismo, DeleuzeResumo
A fim de justificar a separação da pretensa unidade sadomasoquista, Gilles Deleuze propõe o retorno às obras de Sade e de Masoch para encontrar nelas o trabalho não de doentes mentais, mas sim de médicos da civilização. No presente escrito procuramos acentuar duas características capitais da diferença estabelecida pelo filósofo entre os dois autores para sustentar, literariamente, que o mundo de Masoch não pode ser deduzido do de Sade e vice e versa. Assinalamos para análise as diferenças de linguagem e as diferenças em relação à Lei, para mostrar como Deleuze sustenta sua crítica à entidade nosológica sadomasoquista, argumentando pela complementariedade impossível de ambas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista DIAPHONÍA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.