Uma outra imagem arquitetônica em Kazuo Shinohara a partir da dobra de Deleuze

Autores

  • Gihad Abdalla El Khouri UNIOESTE
  • Marinês Ribeiro dos Santos UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.48075/rd.v11i3.36121

Palavras-chave:

Arquitetura moderna, Kazuo Shinohara, Deleuze, Dobra, Regimes de visualidade

Resumo

O artigo investiga a produção arquitetônica do japonês Kazuo Shinohara, particularmente a Casa Tanikawa (1974), a partir do conceito da Dobra formulado por Gilles Deleuze. Partindo de uma crítica à modernidade arquitetônica ocidental, marcada por regimes de visualidade racionais, cartesianos e representacionais, se propõe uma leitura alternativa da arquitetura moderna que desafia os modelos tradicionais de percepção espacial. Com base em revisão teórica e análise crítica-discursiva, argumentase que a obra de Shinohara rompe com a imagem arquitetônica clássica, mobilizando afetos, instabilidade formal e multiplicidade perceptiva. A Casa Tanikawa é interpretada como acontecimento arquitetônico que desestabiliza a frontalidade moderna e convoca o sujeito a um regime sensível de errância, participação e envolvimento. Conclui-se que a proposta shinohariana constitui uma outra modernidade, na qual a arquitetura se dobra, se desloca e se abre à indeterminação, oferecendo novos modos de ser, ver e habitar o espaço.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

EL KHOURI, G. A.; SANTOS, M. R. dos. Uma outra imagem arquitetônica em Kazuo Shinohara a partir da dobra de Deleuze. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 490–508, 2025. DOI: 10.48075/rd.v11i3.36121. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/36121. Acesso em: 15 out. 2025.