A NECESSIDADE DO ALCANCE DO MÍNIMO EXISTENCIAL ECOLÓGICO PARA GARANTIA DA DIMENSÃO SOCIAL DA SUSTENTABILIDADE
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Dimensão social, Princípio da Solidariedade, Direito ambiental, Estado socioambiental.Resumo
O Presente artigo tem como enfoque teórico o Princípio da sustentabilidade direcionando os assuntos abordados acerca da dimensão social desse princípio que é norteador para o alcance da sobrevida na terra. Sendo assim partiu-se de uma abordagem sobre o que seria essa dimensão social, chegando-se a conclusão de que a mesma consiste no aspecto relacionado às qualidades dos seres humanos, caracterizando-se como capital humano. Portanto para o alcance do objetivo deste artigo que é analisar o que seria a dimensão social da sustentabilidade, bem como qual sua importância no contexto da proteção ambiental o presente artigo será dividido da seguinte forma: A primeira abordagem será quanto à evolução histórica do Princípio da sustentabilidade e na segunda será feita uma análise da dimensão social do Princípio da sustentabilidade. Os problemas norteadores da pesquisa são: Qual a importância da dimensão social do Princípio da sustentabilidade para o alcance da proteção ambiental? E qual o suporte teórico dessa dimensão social? A metodologia utilizada foi o método indutivo, operado pelas técnicas da pesquisa bibliográfica, do referente, da revisão bibliográfica e dos conceitos operacionais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.