Sobre a Revista
Políticas Editoriais
- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Equipe Editorial da Revista
- Conselho Editorial
Foco e Escopo
Publicação semestral do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação (Área de Concentração: Sociedade, Estado e Educação). Recebe produções resultantes de pesquisas sobre educação escolar e não escolar que, pelo seu rigor teórico e metodológico, busquem socializar a cultura, provocar novas interpretações e estimular a atuação dos educadores. Endereço eletrônico: educereeteducare@gmail.com
A revista recebe textos que, após avaliação, poderão ser publicados em uma das seguintes seções: a) Dossiê temático; b) Artigos e ensaios; c) Entrevistas; d) Traduções; e) Relatos de Pesquisa; f) Resenhas e g) Resumos de teses/dissertações
Políticas de Seção
Artigos e Ensaios
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenhas
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Traduções
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Fundamentos da Educação
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Fundamentos Metodológicos
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Políticas Educacionais
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Núcleo Temático: Educação, Políticas Sociais e Estado
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Núcleo Temático: Políticas Sociais na América Latina
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Núcleo Temático: Trabalho e Educação Profissional
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Núcleo Temático: Educação Básica e Superior: Políticas de Gestão e Financiamento
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Núcleo Temático: Interfaces Culturais e Formação de Professores
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resumos de teses/dissertações
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Páginas Iniciais
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Editorial
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Normas para Publicação
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Páginas Finais
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Núcleo Temático: O docente em foco: identidade, formação e trabalho do professor
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Núcleo Temático: Educação do campo
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Relatos de pesquisas
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Núcleo Temático: Imaginário e Educação
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Núcleo Temático: Educação Básica
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Núcleo Temático: Formação de Professores
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Relatos de Pesquisa
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Entrevistas
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resumos de Teses/Dissertações
Editores
- Valdecir Soligo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ ANTROPOLOGIAS, ETNOGRAFIAS E EDUCAÇÃO
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
ÁFRICA
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
HAITI
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
BRASIL
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
APRESENTAÇÃO
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê: Educação e Contemporaneidade
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê: Pesquisas em Educação Ambiental
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê: Modelagem Matemática na educação matemática: Cenário atual
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê: Análise do Comportamento, Educação e Contemporaneidade
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ: ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXII
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Entrevista do Dossiê
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê temático: Ordem e progresso: Memória, positivismo e Política
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ: O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS
Editores
- Equipe SABER
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê - Conselho Municipal de Educação
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS
DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS
Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ LAICIDADADE E EDUCAÇÃO
Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê: Lesson Study em Matemática
Editores
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê: Filosofia da Educação Matemática
Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê: AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
DOSSIÊ: GESTÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê: OS DIREITOS SOCIAIS FRENTE AOS DIFERENTES PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL
Dossiê fechado
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê: Políticas e Práticas em Avaliação Educacional
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Fluxo Contínuo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Parte I - Políticas de avaliação educacional
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Parte II - Práticas de Avaliação
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
O Conselho Editorial da Revista tem por norma submeter cada proposta de publicação recebida à revisão de consultores científicos, tendo como objetivo principal verificar se a matéria é relevante para justificar sua publicação, bem como verificar se está apresentada de forma conveniente, sobretudo no que se refere à avaliação científica e técnica do texto. Os consultores são professores ou pesquisadores, com qualificação reconhecida, de instituições de ensino e de pesquisa das mais diversas regiões brasileiras. A tarefa de avaliar as propostas de publicação requer tempo, cuidado e atenção por parte dos consultores. Ao examinar um original, o consultor deve lembrar-se que o esforço é dedicado à coletividade científica e que outros já lhe prestaram e ainda poderão prestar o mesmo tipo de avaliação. Os consultores não recebem remuneração pelo serviço prestado. Contudo, ao fazê-lo, têm a oportunidade de atualizar-se com a bibliografia e conhecer novos métodos e conteúdos, constando essa atividade em seus currículos.
Periodicidade
A Revista EDUCERE et EDUCARE tem como proposta divulgar trimestralmente trabalhos em forma de artigos ou resenhas resultantes de pesquisas no campo aplicado ou teórico. Propõe-se a atender às especificidades das áreas de Educação.
O projeto é uma publicação do Curso de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, área de concentração Sociedade, Estado e Educação vinculado ao Centro de Educação, Comunicação e Artes da UNIOESTE - Campus de Cascavel, e organiza-se a partir de sete sessões: a) Dossiê Temático; b) Artigos e ensaios; c) Entrevistas; d) Traduções; e) Relatos de pesquisa; f) Resenhas e g) Resumos teses/dissertações.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Equipe Editorial da Revista
EDITORIA CIENTÍFICA
Prof. Dr. Valdecir Soligo - Editor Chefe
COMISSÃO EXECUTIVA
Prof. Dr. Valdecir Soligo - PPGE/PPGSCF/UNIOESTE
Prof. Dr. Adrian Alvarez Estrada - PPGE/UNIOESTE
Prof. Dr. Fábio Alves - PPGSCF/UNIOESTE
Prof. Dr. Marco Ant´ônio Basiste de Carvalho - PPGE/PPGECEM/UNIOESTE
ASSESSORIA
Amábily Larissa Beltramel dos Anjos
Conselho Editorial
Prof. Dr. Amâncio Ferreira Junior – UFSCar
Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza – UFPR
Profa. Dra. Aparecida Favoreto - UNIOESTE
Prof. Dr. Ariovaldo de Oliveira Santos –UEL
Profa. Dra. Beatriz Hernandez – UCV (Venezuela)
Prof. Dr. Bruno Pucci – UNIMEP
Prof. Dr. Carlos Alfredo Gadea Castro - Unisinos
Profa. Dra. Carmem Célia Silvia Vidigal – USP
Profa. Dra. Claudia Barcelos de Moura Abreu – UFSCar
Prof. Dr. Dermeval Saviani – UNICAMP
Domingos Fernandes – UNIV. DE LISBOA
Dr. José Ivo Follmann - Unisinos
Prof. Dr. Eduardo Portanova Barros (Universitè de Paris IV - Sorbonne)
Profa. Dra. Elenita Conegero Pastor Manchope - UNIOESTE
Profa. Dra. Eneida Oto Shiroma – UFSC
Profa. Dra. Francis Mary Guimarães Nogueira - UNIOESTE
Prof. Dr. Francisco López Segrera - Guni – Unesco
Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto – UFF
Prof. Dr. Gilberto Luis Alves – UFMS – UNIDERP
Profa. Dra. Gladys Beatriz Barreyro – USP
Profa. Dra. Guaraciaba Aparecida Túlio – UEM
Profa. Dra. Ireni Marilene Zago Figueiredo - UNIOESTE
Profa. Dra. Isaura Monica Souza Zanardini - UNIOESTE
Izaque Pereira de Souza - UNIOESTE
Prof. Dr. Jefferson Mainardes – UEPG
Prof. Dr. João Arriscado Nunes – UNIV. DE COIMBRA
Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini – UFSCar
Prof. Dr. José Claudinei Lombardi – UNICAMP
Prof. Dr. José Maria Paiva – UNIMEP
Prof. Dr. José Rogério Lopes - Unisinos
Profa. Dra. Leoni Maria Padilha Henning – UEL
Profa. Dra. Ligia Regina Klein – UFPR
Profa. Dra. Liliam Faria Porto Borges - UNIOESTE
Prof. Dr. Luis F. Damiani Bustillos – UCV e UBV (Venezuela)
Prof. Dr. Luis Fernando Cerri – UEPG
Profa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva - USF
Profa. Dra. Marcela Rebeca Contreras Loera/UOM (México)
Profa. Dra. Maria Elizabete S. P. Xavier – UNICAMP
Profa. Dra. Maria Ester Rodrigues - UNIOESTE
Profa. Dra. Maria Inalva Galter - UNIOESTE
Profa. Dra. Maria Lídia Sica Szymanski - UNIOESTE
Profa. Dra. Maria Terezinha Bellanda Galuch – UEM
Profa. Dra. Marília Veríssimo Veronese - Unisinos
Prof. Dr. Mario Duayer – UFF
Prof. Dr. Mário Duayer – UFF
Prof. Dr. Mário Lopes Amorim – UTFPR
Prof. Dr. Mario Neves – UEM
Prof. Dr. Mauro Guilherme Pinheiro Koury - UFPB
Prof. Dr. Michel Maffesoli (Universitè de Paris - Sorbonne)
Profa. Dra. Myriam Feldfeber – Univ. Buenos Aires
Profa. Dra. Nadia Aparecida de Souza – UEL
Profa. Dra. Naura Ferreira – UTP
Prof. Dr. Newton Duarte – UNESP
Profa. Dra. Olinda Evangelista – UFSC
Prof. Dr. Paolo Nosella – UFSCar
Prof. Dr. Paulino José Orso - UNIOESTE
Peter Johann Mainka/ Universität Würzburg (Alemanha)
Profa. Dra. Elizabeth Rossetto - UNIOESTE
Ramón Vicente C. Mattera – UCV (Venezuela)
Profa. Dra. Raquel Lazzari Leite – UNESP
Prof. Dr. Roberto Antonio Deitos - UNIOESTE
Prof. Dr. Sandino Hoff – UTP
Profa. Dra. Siomara Borba Leite – UERJ
Profa. Dra. Sueli Rufini Guimarães – UEL
Profa. Dra. Tania Maria Rechia Schroeder - UNIOESTE
Profa. Dra. Tânia Regina Raitz – UNIVALI
Profa. Dra. Terezinha de Oliveira – UEM
Prof. Dr. Vilmar Malacarne - UNIOESTE
Prof. Dr. Yoshie Ussami Ferrari – UNESP/Pres. Prudente