EXPERIÊNCIA DOCENTE DE GRADUANDOS-PROFESSORES EM UM CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO COMUNITÁRIO: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.24850Palavras-chave:
Formação Formação inicial de professores, Curso pré-universitário comunitário, Desenvolvimento profissional.Resumo
Objetiva-se analisar as implicações das experiências docentes em um Curso pré-universitário comunitário, oferecido por uma Universidade pública paulista, para a formação de graduandos-professores advindos de cursos de licenciatura. Para tanto, buscou-se identificar as contribuições da experiência como professor no Cursinho para a formação profissional e pessoal e para a (re)construção dos significados de ser professor. A pesquisa, qualitativa, empregou a técnica de entrevista semiestruturada para coleta de dados com oito graduandos. Os resultados permitiram concluir que a principal motivação para participar do projeto foi a descoberta da sala de aula e que as experiências possibilitaram a relação teoria e prática na formação, além de confirmar o desejo em prosseguir na carreira docente. A troca de experiências e a vivência com outros professores e alunos incidiram no crescimento pessoal. Por fim, os significados de ser professor ganharam relevo com a reflexão sobre o papel docente na mediação do conhecimento e em sua capacidade de transformação social.
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