EXPERIÊNCIA DOCENTE DE GRADUANDOS-PROFESSORES EM UM CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO COMUNITÁRIO: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.24850
Agências de fomento
PIBIC - Iniciação Científica Júnior

Palavras-chave:

Formação Formação inicial de professores, Curso pré-universitário comunitário, Desenvolvimento profissional.

Resumo

Objetiva-se analisar as implicações das experiências docentes em um Curso pré-universitário comunitário, oferecido por uma Universidade pública paulista, para a formação de graduandos-professores advindos de cursos de licenciatura. Para tanto, buscou-se identificar as contribuições da experiência como professor no Cursinho para a formação profissional e pessoal e para a (re)construção dos significados de ser professor. A pesquisa, qualitativa, empregou a técnica de entrevista semiestruturada para coleta de dados com oito graduandos. Os resultados permitiram concluir que a principal motivação para participar do projeto foi a descoberta da sala de aula e que as experiências possibilitaram a relação teoria e prática na formação, além de confirmar o desejo em prosseguir na carreira docente. A troca de experiências e a vivência com outros professores e alunos incidiram no crescimento pessoal. Por fim, os significados de ser professor ganharam relevo com a reflexão sobre o papel docente na mediação do conhecimento e em sua capacidade de transformação social. 

Biografia do Autor

Fernanda Rossi, Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus Bauru.

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus Bauru.

Pós-doutoranda pela Faculdade de Educação da USP. Pós-doutora pela UNESP. Doutora e Mestre em Ciências da Motricidade (área de concentração: Pedagogia da Motricidade Humana) pela UNESP Rio Claro. Licenciada plena em Educação Física pela UNESP Bauru.

Isis Lara da Silva Marques, Graduanda em bacharelado em Física dos Materiais na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru.

Graduanda em bacharelado em Física dos Materiais na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru.

Helena Salla, UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus Bauru.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru (2017-), Mestra em Educação para Ciência, com ênfase em educação científica e formação para a cidadania, pelo do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru (2016), Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atua como professora de Ciências e Biologia desde 2010. Atualmente é professora bolsista da Unesp.

Beatriz Salemme Correa Cortela, UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus Bauru

Doutora e Mestre em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp, Bauru, 2007-2011 e 2002-2004); Especialista em Metodologia e Didática de Ensino pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (atual UENP, 1999); licenciada em Física e Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/1982); licenciada em Matemática (UENP,1985); e licenciada em Pedagogia com Administração Escolar (1995).

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

ROSSI, F.; MARQUES, I. L. da S.; SALLA, H.; CORTELA, B. S. C. EXPERIÊNCIA DOCENTE DE GRADUANDOS-PROFESSORES EM UM CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO COMUNITÁRIO: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 111–130, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.24850. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24850. Acesso em: 29 mar. 2024.