Edições anteriores
-
DOSSIÊ ANPED SUL - FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: TENSÕES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
v. 18 n. 47 (2023)O dossiê “Trabalho Docente: Tensões e Perspectivas na Educação Brasileira”. Surge como proposta de divulgação dos debates e discussões ocorridas no âmbito da XIV ANPED SUL, evento organizado pelo PPGE Cascavel e PPGE Francisco Beltrão ambos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. O cenário atual evidencia que as políticas de formação e do trabalho docente vem sendo alvo de inúmeras reformulações no âmbito federal, estadual e municipal. Reformulações que precisam ser amplamente discutidas para que os profissionais da educação possam compreender o processo histórico pelo qual estamos passando, bem como analisar as reformulações que têm sido introduzidas ou as proposições sugeridas, para a formação e o exercício da docência nestes tempos de implementação da BNCC. O Dossiê possui 15 artigos produzidos a partir das conferências, mesas, fóruns e trabalhos encomendados para os eixos temáticos.
Boa Leitura a todos!Equipe Editorial Educere Et Educare:
Editor chefe: Prof. Dr. Valdecir Soligo
Auxiliar de Editoração: Amábily Larissa Beltramel dos Anjos
Capa: Equipe Editorial
-
DOSSIÊ: OS PRINCÍPIOS TRANSVERSAIS DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (BRASIL/MOÇAMBIQUE)
v. 18 n. 46 (2023)O dossiê “Os princípios transversais do ensino, pesquisa e
extensão (Brasil/Moçambique)” constitui um rico conjunto de textos sobre Paulo Freire e suas contribuições para a educação em ambos os países. Os organizadores Dr. Eduardo Portanova Barros (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Dr. Gabriel Kafure da Rocha (Instituto Federal Sertão Pernambuco), Dra. Roselandia Coelho da Rocha (Universidade Federal da Bahia) e Dra. Rosa Alfredo Mechiço (Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique) realizaram um trabalho de qualidade e muito potencial que oportuniza a outros pesquisadores conhecerem e ou aprofundarem seus conhecimentos sobre o Patrono da Educação brasileira trazendo para nossos leitores a oportunidade de dialogar com a realidade moçambicana e brasileira.Boa leitura a todos!
Equipe Editorial Educere Et Educare:
Editor chefe: Prof. Dr. Valdecir Soligo
Auxiliar de Editoração: Amábily Larissa Beltramel dos Anjos
Capa: Caroline Weisheimer Maronez
-
Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios
v. 17 n. 43 (2022)A Revista EDUCERE ET EDUCARE apresenta o Dossiê “Pessoas com deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios”, iniciativa do Programa de Educação Especial (PEE) da Unioeste em comemoração aos seus vinte e cinco anos de atuação.
A Unioeste vem implantando ações de inclusão social, onde se situa a de pessoas com deficiência, numa articulação importante com os movimentos sociais. Isso porque, ainda são inúmeros os desafios postos pela realidade concreta e a reflexão sobre as políticas públicas da área e a avaliação de suas implementações têm potencial para contribuir com os grupos atuantes nos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão das Universidades.
Os textos publicados neste número Especial apresentam reflexões teóricas acerca do tema, assim como experiências vivenciadas nas Universidades, no âmbito da política de inclusão educacional e social, na graduação, pós-graduação e na área do trabalho. Assim, decisões institucionais regulamentares e procedimentos didático-pedagógicos para ingresso e permanência de pessoas com deficiência, à luz da legislação pertinente, constituem elementos significativos de análise, pontuando o processo de humanização e concretização de direitos humanos.
Boa leitura
Editor Prof. Dr. Valdecir Soligo
-
Especial Educere
v. 17 n. 41 (2022)A Educere Et Educare é uma publicação multidisciplinar do Curso de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado - PPGE - e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Publicamos textos que, pelo seu rigor teórico e metodológico, busquem socializar a cultura, provocar novas interpretações e estimular a atuação dos educadores. O Volume 17, n. 41, publicação referente aos meses de janeiro a abril de 2022 é composto por 19 artigos de 49 autores pertencentes a 22 instituições diferentes. As temáticas perpassam a formação de professores, trajetória acadêmica e mercado de trabalho, educação ambiental, mulheres quilombolas, estágio e nutrição infantil, entre outros, possibilitando aos leitores uma incursão pela produção científica recente de maneira multidisciplinar.
Desejamos uma boa leitura a todos.
Equipe Editorial Educere Et Educare:
Editor chefe: Prof. Dr. Valdecir Soligo
Auxiliar de Editoração: Amabily Larissa Beltramel dos Anjos
Capa: Caroline Weisheimer Maronez
-
Vol. 16, N. 40 (2021) Gestão, Avaliação e Qualidade em Educação
Caros leitores,
Esta edição apresenta vinte e oito artigos, sendo doze de fluxo contínuo e dezesseis que compõem o Dossiê Gestão, Avalição e Qualidade em educação. O dossiê reuni artigos, de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas que versam sobre as seguintes temáticas: estudo de gestão e avaliação em larga escala da educação básica; conceitos e funções da avaliação da Educação; história e concepções de avaliação em larga escala da educação; Políticas educacionais, reformas da educação, mercantilização e a emergência da avaliação em larga escala; regulação, supervisão e avaliação da educação; sistemas nacionais e internacionais de avaliação; qualidade em educação: concepções, instrumentos e indicadores.
-
Vol. 15, N. 36 (2020) Especial Educere 2020
Ahead of print -
Vol. 14, N. 32 (2019) Dossiê: Lesson Study em Matemática
Ahead of print -
Vol. 14, N. 31 (2019) Dossiê Laicidade e Educação
Ahead of print -
Vol. 13, N. 27 (2018) Dossiê: Conselho Municipal de Educação
Ahead of print