Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
Vol. 2, N.4 (2007): Dossiê Aprendizagem e Ação Docente
Vol. 2, N.4 (2007): Dossiê Aprendizagem e Ação Docente
Publicado:
06-11-2008
Páginas Iniciais
APRESENTAÇÃO DESTE NÚMERO DA REVISTA
Equipe Editorial
p. 01-14
PDF
Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente
LA IMPORTANCIA DE ASIGNATURAS ESPECÍFICAS EN LA ENSEÑANZA DE LAS ESCUELAS RURALES: EL CASO DE LA ESCUELA MUNICIPAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS – CASCAVEL/PR/BRASIL
Miriam Hermi Zaar
p. 15-30
PDF
PESQUISAR E FORMAR: REPENSAR O LUGAR E A FUNÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO
Yves Lenoir, François Larose
p. 31-52
PDF
OLHARES CRÍTICOS DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Márcia Cristina Bacchiega, Cristiane Batista Andrade
p. 53-62
PDF
FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ALGUMAS REFLEXÕES COLETIVAS
Vantoir Roberto Brancher, Elza Hirata Baptista, Mariglei Severo Maraschin, Victor Julierme Santos da Conceição
p. 63-75
PDF
O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Paulo Gomes Lima, Sandra Mendes dos Santos
p. 77-90
PDF
FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
Paulo Gomes Lima, Elvira Maria Gomes Barreto, Rubens Rodrigues Lima
p. 91-101
PDF
DOCÊNCIA, PÓS-GRADUAÇÃO E A MELHORIA DO ENSINO NA UNIVERSIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
Carmen Célia B. Correia Bastos
p. 103-112
PDF
O ENSINO COLABBORATIVO FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Enicéia Gonçalves Mendes
p. 113-128
PDF
O APRENDER E O ENSINAR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR EM MUNDOS VIRTUAIS
Luciana Backes, Eliane Schlemmer
p. 129-140
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIA FORMATIVA EM UM CONTEXTO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA TENTATIVA DE APROXIMAÇÃO
Leonardo Germano Krüger, Hugo Norberto Krug
p. 141-158
PDF
O ESTÁGIO CURRICULAR E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS
Sonia Tramujas Vasconcelos
p. 159-175
PDF
FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA UNIVERSIDADE DE TERCEIRA IDADE
Alzira Costa de Oliveira, Isa Maria Freire
p. 177-192
PDF
A IMPLANTAÇÃO DOS ESTUDOS SOCIAIS NAS GRADES CURRICULARES DAS ESCOLAS ESTADUAIS NOS ANOS DE 1970 E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR
Eliane Mimesse
p. 193-204
PDF
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR
Celso Zonta, Marisa Eugênia Melillo Meira
p. 205-217
PDF
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PÓS-GRADUANDOS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA UNICAMP
Graziela Giusti Pachane
p. 219-233
PDF
PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO PERTINENTE BUSCANDO COMPREENDER A FACE OCULTA DA INDISCIPLINA ESCOLAR
Maria Lídia Sica Szymanki, Sirlei Meira de Araújo Taveira, Izabel Cristina Riquetti
p. 235-242
PDF
Fundamentos da Educação
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E QUALIDADE DE VIDA: PESQUISA SOBRE CONFIGURAÇÃO ESPACIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Aparecida Trevisan Zamberlan, Simone I. Stroka Basani, Marizete Araldi
p. 245-260
PDF
CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM: UMA COMPARAÇÃO ENTRE DISCURSOS DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
Edival Sebastião Teixeira, Paula Teixeira
p. 261-282
PDF
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
Edival Sebastião Teixeira, Daniana de Costa
p. 283-295
PDF
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
Neide Catarina Turra
p. 297-310
PDF
Fundamentos Metodológicos
A CONTRIBUIÇÃO DE UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE ENSINO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA INFANTO-JUVENIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA/RS
Letícia Mossate Jobim, Marilda Oliveira de Oliveira
p. 313-326
PDF
A PRÁTICA DOCENTE COMO AÇÃO POLÍTICA: UM OLHAR HISTÓRICO
Terezinha Oliveira, Claudinei M.M. Mendes
p. 327-340
PDF
ANÁLISE AO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM PERSPECTIVA AO PLENO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Adreana D. Platt
p. 341-351
PDF
Políticas Educacionais
GESTÃO DEMOCRÁTICA: COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Maristela Angotti
p. 355-365
PDF
A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: TENSÕES E POSSIBILIDADES
Sandra David Bucholz
p. 367-374
PDF
Normas para Publicação
ORIENTAÇÕES AOS AUTORES INTERESSADOS EM PUBLICAR ARTIGOS
Equipe Editorial
p. 375-380
PDF
Palavras-chave
caipiras
pesquisa qualitativa
diferença
identidade
sociologia da educação.
wunenburger
simbolização
horta escolar
linguagem
analogias
teseu
cotidiano escolar
pecado
escrita
pigmalião
Idioma
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Italiano
Українська
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Mais lidos
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
99322
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
17296
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA
15326
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
14471
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
13747
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
13170
PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
12821
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
10372
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
10354
INCLUSÃO E INTERAÇÃO: PESQUISA SOBRE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BIDOCÊNCIA
9794