Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
Vol. 10, N. 20 (2015): Dossiê Relações Étnico-Raciais e Educação
Vol. 10, N. 20 (2015): Dossiê Relações Étnico-Raciais e Educação
Publicado:
22-10-2015
APRESENTAÇÃO
Apresentação
Maristela Guimarães
PDF
Páginas Iniciais
PREFÁCIO
Nilma Lino Gomes
PDF
ÁFRICA
ÁFRICA, SIGNO DA LIBERDADE: MARCUS GARVEY, O CARNAVAL DA BAHIA E O BRADO AFRICANO EM MOÇAMBIQUE
Osmundo Pinho
PDF
LUGARES DE MEMÓRIA DA ESCRAVIDÃO: RIO DE JANEIRO, DAKAR E OUIDAH
Abreu de Thiago, Lima Florencio
PDF
HAITI
RACISMO E DESUMANIZAÇÃO NO HAITI
Franck Seguy
PDF
DIÁSPORAS NEGRAS NO CONTEXTO PÓS-COLONIAL: DIALOGANDO COM INTELECTUAIS HAITIANOS
Joseph Handerson
PDF
ETNICIDADE EM MOVIMENTO: EM BUSCA DE CRITÉRIOS ÉTNICO-DESCRITIVOS NA MOBILIDADE HAITIANA PELO BRASIL
Marília Lima Pimentel Cotinguiba, Geraldo Castro Cotinguiba
PDF
BRASIL
40 ANOS DE MEMÓRIA E NARRATIVA DO NEGRO BRASILEIRO EM JORNALISMO IMPRESSO
Ana Senna, Robson Santos Costa
PDF
A NÃO REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: O CASO “GABRIELA”
Maria Cristina Giorgi, Fábio Sampaio de Almeida, Maria Vitória Silva Paiva
PDF
RELAÇÕES RACIAIS, RACISMO E IDENTIDADE NEGRA NO CANDOMBLÉ BAIANO DE ALAGOINHAS
Ari Lima, Nana Luanda M. Alves
PDF
A PASTORAL AFRO-BRASILEIRA E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1988: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS QUESTÕES RACIAIS NO INTERIOR DA IGREJA CATÓLICA
Pâmella Santos dos Passos, Maria Cristina Giorgi, Ronaldo Pimentel Baptista
PDF
JOVENS DE TERREIROS: CIBERATIVISMO E PROTAGONISMO JUVENIL ENTRE INTEGRANTES DE RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS EM SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA
Ricardo Oliveira de Freitas
PDF
NARRATIVAS INSURGENTES DE UNIVERSITÁRIOS/AS NEGROS/AS: DESVIOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE INSPIRAÇÃO COLONIAL
Claudia Miranda, Sonia Maria Vieira da Silva
PDF
TRAJETÓRIAS NEGRAS DISCENTES NO ESPAÇO ACADÊMICO: O QUADRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS DIANTE DAS AÇÕES AFIRMATIVAS
Mariza Fernandes dos Santos, Alex Ratts
PDF
A UNIVERSIDADE BRASILEIRA É UM DOS INSTRUMENTOS PARA A PRODUÇÃO DA VIOLÊNCIA RACIAL?
Sales Augusto dos Santos
PDF
“QUE CRIANÇA FEIA! POR QUE A MÃE DELA ESTÁ FELIZ? ELA NUNCA VAI FICAR BRANCA”: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE CRIANÇAS E RELAÇÕES RACIAIS
Luiz Fernandes de Oliveira, Mônica Regina Ferreira Lins
PDF
PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E SOCIABILIDADES NA ESCOLA
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva
PDF
A RESPONSABILIDADE ÉTICO-SOCIAL DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Mirian de Albuquerque Aquino, Alba Lígia de Almeida Silva
PDF
O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO E AS RELAÇÕES RACIAIS: PARA ALÉM DA LEI Nº 10.639/2003
Paulo Antônio Barbosa Ferreira, Tânia Mara Pedroso Müller
PDF
NOVAS NARRATIVAS, EDUCOMUNICAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS: UM CAMPO POSSÍVEL PARA O EXERCÍCIO DA ALTERIDADE
Rosane da Silva Borges
PDF
IDENTIDADES SOCIAIS DE RAÇA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
Susana Aparecida Ferreira, Aparecida de Jesus Ferreira
PDF
Artigos e Ensaios
METODOLOGIAS ATIVAS, SEMIÓTICA E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DESIGN
Joseane Rucker
PDF
DO OLHAR À ESCUTA E AO CONVITE INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOCIOEDUCATIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO ENCONTRO E COMUNITÁRIA
Ernesto Candeias Martins
PDF
AS CONCEPÇÕES DE DIDÁTICA DE LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA À LUZ DA SEMIFORMAÇÃO EM ADORNO
Daniele Cariolano da Silva, Maria Marina Dias Cavalcante, Isabel Magda Said Pierre Carneiro
PDF
SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS NAS AÇÕES DE ENSINO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Taise Soeth, Antonio Serafim Pereira
PDF
SABERES PERTINENTES PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O PROFESSOR EM FORMAÇÃO
Ivan Vale Sousa, Marineide Câmara Silva
PDF
O INDIVIDUALISMO NEOLIBERAL COMO OBSTÁCULO Á FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA CRÍTICA
Márden de Pádua Ribeiro
PDF
O PROFESSOR E OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS
Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes
PDF
A LITERATURA DE OSMAN LINS E SUA CRÍTICA AO AUTORITARISMO
Aguinaldo José Gonçalves, Ivanor Luiz Guarnieri
PDF
A RELAÇÃO TRABALHO-ESCOLA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS ITINERANTES DO MST/PARANÁ
Valter Jesus Leite, Clésio Antonio Acilino
PDF
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
Verônica Rosemary de Oliveira, Elocir Aparecida Corrêa Pires, Kely Cristina Enisweler, Vilmar Malacarne
PDF
Palavras-chave
Idioma
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Italiano
Українська
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Mais lidos
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
98190
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
16770
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA
14415
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
13722
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
13403
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
13116
PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
11879
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
10294
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
10182
INCLUSÃO E INTERAÇÃO: PESQUISA SOBRE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BIDOCÊNCIA
9655