A espacialização da luta pela terra no Paraná
Palavras-chave:
Luta pela terra, camponeses, banco de dadosResumo
As práticas coletivas desenvolvidas pelos camponeses são materializadas principalmente nas lutas e resistências para entrar na terra e nela permanecer. Estas práticas se manifestam de variadas formas, das quais se destacam as lutas realizadas nos movimentos sociais, como ocupações de terra, formação de cooperativas, caminhadas, fechamento de rodovias e agências bancárias, dentre outras. Considerando o conteúdo espacial das lutas e resistências camponesas, foram coletadas informações em jornais que permitiram representar geograficamente as lutas e resistências camponesas realizadas no Estado do Paraná em 2006. Os dados coletados nos jornais de circulação estadual e regional subsidiaram também a elaboração do Dataluta/PR (Banco de Dados da Luta pela Terra).Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
FABRINI, J. E.; ROOS, D.; MARQUES, E. B. A espacialização da luta pela terra no Paraná. Espaço Plural, [S. l.], v. 8, n. 16, p. p. 33–41, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/1453. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.