POTENCIALIZANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ANÁLISES NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

  • Keli Cristina Conti

Resumo


Keli Cristina Conti[1] Resumo: Este artigo busca evidenciar a contribuição das análises narrativas de professore e futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que ensinam Matemática, como potencializadoras do desenvolvimento profissional, detalhando o processo de desenvolvimento profissional de um participante de um grupo de estudos com foco na Estatística. Essas reflexões são decorrentes de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi compreender o processo de desenvolvimento profissional na perspectiva do letramento estatístico em contextos colaborativos. O contexto colaborativo criado e o percurso do grupo de estudos também evidenciaram que os professores e futuros professores podem ser investigadores da própria prática e, com isso, se desenvolverem profissionalmente. Palavras chave: Educação Matemática; Estatística – ensino e aprendizagem; Contexto colaborativo; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.[1] Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

19-06-2018

Como Citar

CONTI, K. C. POTENCIALIZANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ANÁLISES NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Espaço Plural, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 74–93, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/19712. Acesso em: 17 out. 2021.

Edição

Seção

Dossiê Pesquisas em Educação Matematica