CONHECIMENTO ESPECIALIZADO REVELADO POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO ANOS INICIAIS NO TEMA DE MEDIDA DE COMPRIMENTO E SUA ESTIMATIVA

Autores

  • Milena Soldá Plicastro
  • Alessandra Rodrigues de Almeida
  • Miguel Ribeiro
Agências de fomento

Resumo

Milena Soldá Plicastro[1]

Alessandra Rodrigues de Almeida[2]

Miguel Ribeiro[3]

 

Resumo: A prática docente deverá contribuir para o desenvolvimento de discussões matemáticas significativas com os alunos, sendo para isso essencial um conhecimento matemático (especializado) do professor. Esta especialização é considerada na perspectiva da conceitualização do Mathematics Teachers´ Specialized Knowledge (MTSK). Articulando-se pesquisa, formação e prática, configura-se um dos contextos ideais para melhor entender a natureza desse conhecimento (e posteriormente melhorar a formação facultada). Neste texto discute-se alguns aspectos do conhecimento especializado revelado por professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais no âmbito das medidas de comprimento e da estimativa dessas medidas.

Palavras Chave: Conhecimento Especializado; MTSK; Geometria; Medidas; Anos Iniciais;

 


[1]Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade da UNICAMP. E-mail: mitapolicastro2gmail.com

[2]Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Unicamp. Professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). E-mail: alessandraalmeida628@gmail.com

[3]Doutor em Educação Matemática pela Universidade de Huelva (Espanha). Professor da Faculdade de Educação da UNICAMP. E-mail: cmribas78@gmail.com

Downloads

Publicado

19-06-2018

Como Citar

PLICASTRO, M. S.; ALMEIDA, A. R. de; RIBEIRO, M. CONHECIMENTO ESPECIALIZADO REVELADO POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO ANOS INICIAIS NO TEMA DE MEDIDA DE COMPRIMENTO E SUA ESTIMATIVA. Espaço Plural, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 123–154, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/19714. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pesquisas em Educação Matematica