Ensino de História e concepções historiográficas

Autores

  • Luis Fernando Cerri

Palavras-chave:

Ensino de História, Historiografia, Teoria da História

Resumo


Esse ensaio propõe e discute uma tipologia das relações entre o ensino de História e as concepções historiográficas. Inicia estabelecendo uma primeira grande divisão entre as concepções historiográficas, para as quais o ensino de história ou educação histórica não são um problema da história, e as concepções que consideram que o problema do ensino é imanente à produção e utilização social do conhecimento histórico. A seguir, sugere que as concepções historiográficas, na sua relação com o ensino de História, dividem-se em concepções tradicionais, críticas e genéticas, conforme as linhas gerais da teoria do conhecimento que praticam.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

CERRI, L. F. Ensino de História e concepções historiográficas. Espaço Plural, [S. l.], v. 10, n. 20, p. p.149–154, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/2467. Acesso em: 17 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos