Ensino de História e concepções historiográficas
Palavras-chave:
Ensino de História, Historiografia, Teoria da HistóriaResumo
Esse ensaio propõe e discute uma tipologia das relações entre o ensino de História e as concepções historiográficas. Inicia estabelecendo uma primeira grande divisão entre as concepções historiográficas, para as quais o ensino de história ou educação histórica não são um problema da história, e as concepções que consideram que o problema do ensino é imanente à produção e utilização social do conhecimento histórico. A seguir, sugere que as concepções historiográficas, na sua relação com o ensino de História, dividem-se em concepções tradicionais, críticas e genéticas, conforme as linhas gerais da teoria do conhecimento que praticam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.